sexta-feira, 6 de agosto de 2010

OS PRIMÓRDIOS DA HISTÓRIA DOS BATISTAS NO BRASIL

É um pouco controvertida a questão da data do início da obra batista no Brasil. Isso por causa da visão que se tem a respeito da fundação da Primeira Igreja Batista em solo brasileiro.

Tudo começou em 1859, quando depois da Conveção Batista do Sul dos EUA uma comissão apresentou um relatório favorável ao investimento missionário dos batistas do sul no Brasil. Como fruto dessa visão, naquele mesmo ano, um missionário que estava na África evangelizando os Yorubas, o Pr. J.T. Bowen, foi transferido para o Rio de Janeiro, no Brasil, por motivo de saúde da sua esposa. Essa primeira tentativa de implantação de uma Igreja Batista no Brasil foi fracassada, pois, chegando ao Brasil, os missionários também enfrentaram problemas de saúde, sendo transferidos para a outra América poucos meses depois.

Com o final da Guerra Civil Americana, que havia sido iniciada em 1861, muitos americanos do sul emigraram para o Brasil, na tentativa de superarem as decepções com a perda da guerra e porque estavam desejosos de recomeçar suas vidas em um outro local. Foi assim que um grupo de colonos norte-americanos chegou ao Brasil, em 1865, na cidade de Santa Bárbara, no estado de São Paulo. Fazendo parte desse grupo, estavam muitos batistas. Como resultado da presença desses colonos batistas em território brasileiro, foi organizada a Primeira Igreja Batista do Brasil, em 10 de setembro de 1871, com cerca de 30 membros, todos estrangeiros, sob a liderança do pastor Richard Ratcliffe. A finalidade dessa igreja era tão somente arrebanhar os colonos batistas existentes no Brasil, não havendo nenhum interesse de se evangelizar a comunidade brasileira.

Nove anos depois, em 1879, uma segunda igreja foi organizada também em Santa Bárbara, só que dessa vez numa melhor região da cidade, próximo à estação ferroviária (Por esse motivo essa igreja ficou conhecida como “Station”). Ela foi pastoreada por E. H. Quillin e tinha 12 membros na sua fundação, todos estrangeiros.

Naquela época, outros norte-americanos desejavam vir para o Brasil. Por esse motivo o general norte-americano A . T. Hawthorne foi enviado ao nosso país, e, sob os cuidados do Imperador D. Pedro II, procurou conhecer várias localidades para estabelecer novas colônias. Ao voltar aos EUA, perdeu sua filha e teve uma forte experiência de conversão. Foi então que se tornou num dos maiores difundidores da idéia da Convenção Batista do Sul enviar missionários ao Brasil. O casal Bagby ouviu falar do Brasil e se sentiu incentivado a vir a este país através dele.

No ano de 1881 o ex-padre Antônio Teixeira de Albuquerque, nascido em Alagoas, converteu-se entre os metodistas e foi batizado e ordenado ao ministério na Primeira Igreja Batista do Brasil, em Santa Bárbara. Ele é o primeiro brasileiro batista e o primeiro pastor batista brasileiro. Nesse mesmo ano chegou ao Brasil, no Rio de Janeiro, o casal de missionários William Buck Bagby e esposa, que logo se transferiu para Santa Bárbara. No ano seguinte, 1882, chegou ao país o casal Zacarias Taylor e esposa, que logo se uniu aos Bagby. Com o desejo ardente de iniciar um trabalho de cunho missionário, os Bagby, os Taylor e o Pr. Antônio T. de Albuquerque transferiram-se para Salvador, onde fundaram em 15 de outubro de 1882 a Primeira Igreja Batista, com 5 membros, sendo que um era brasileiro(Antônio Teixeira de Albuquerque). Essa igreja, ao contrário das duas existentes em Santa Bárbará, tinha uma visão genuinamente missionária. Salvador foi escolhida pelos missionários por ser uma grande cidade, um ponto de ligação com outras localidades e um local praticamente desocupado por missionários de outras denominações.

Nos anos seguintes outras igrejas foram organizadas pelo Brasil: PIB do Rio de Janeiro, em 1884, pelo casal Bagby, com 4 membros; PIB de Maceió, em 1885, pelo Pr. Antônio T. de Albuquerque, com 10 membros; PIB de Recife, em 1886, pelo recém chegado casal Daniels, com 8 membros. Daí em diante dezenas de Igrejas foram fundadas por todo o país, inclusive uma na cidade de Belém do Pará, a PIB do Pará, que foi organizada no ano de 1897, pelo missionário Eurico Alfredo Nelson e sua esposa Ida Nelson, com 10 membros.

Embora a polêmica esteja declarada, grande parte dos historiadores batistas reconhece a data do início da obra batista no Brasil. Hoje costuma-se dizer a que a Primeira Igreja Batista no Brasil foi a de Santa Bárbara, em São Paulo, enquanto a Primeira Igreja Batista Brasileira foi a de Salvador, na Bahia. Isso porque ela possui brasileiros em sua membresia e visava fazer missões entre os brasileiros, o que realmente aconteceu. Foi através da Igreja em Salvador que a obra batista se alastrou por este grande país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário