sexta-feira, 6 de agosto de 2010

LIDERANÇA MAQUIAVELICAMENTE "MAFIOSA"

Líderes existem de todos os tipos. Há aqueles bonachões, há os esquisitos, há os participativos, há os desorganizados, há os comunicativos, etc. Apesar de toda a diversidade contemporânea quanto à liderança, um tipo de líder é cada vez mais comum: o líder “mafioso”.

Não é difícil identificar o líder “mafioso”, pois algumas de suas características são bastante peculiares. Eis algumas delas:

Nepotismo. Se cerca dos seus familiares e amigos nos cargos próximos de si. Sua esposa, seus filhos, seus irmãos, seus amigos, principalmente os que não vão questionar sua administração, são colocados em funções “de confiança”. Estes tornam-se “os seus olhos e os seus ouvidos”, fazendo parte de sua rede de informações internas. Com essa atitude,o nepotismo, o líder “mafioso” acaba por beneficiar os “seus”, dando-lhes um cargo seguro, com um salário razoável. Produz, em contrapartida, o sentimento de gratidão daqueles que “se arrumaram” às suas custas, fazendo com que lhes sejam incondicionalmente fiéis, e diga-se de passagem, sejam de “fidelidade canina”. Tal atitude é fruto da incapacidade que muitos têm de governar com pessoas que pensam de maneira diferente da sua. Em última análise essa postura é fruto da insegurança pessoal e ao mesmo tempo do ânsia pelo poder.

Oportunismo. Tira proveito pessoal da liderança. Pensa: “essa é a grande oportunidade da minha vida. Preciso ‘me fazer’. É agora ou nunca!”. Vive em busca de prestígio, de poder e até de finanças. Ele se enche de funções e de muitas remunerações. O seu ego se incha com a função, ou funções que desenvolve. Ele se sente “o bom”, “o tal”. É o “esperto”! Para governar e alcançar seus objetivos não cumpre regras, não segue constituições, não cumpre estatutos ou regimento, a não ser quando isso lhe trás algum benefício. A lei só é usada por ele para prejudicar os outros ou para lhe beneficiar. Nunca o o contrário. O líder mafioso não é ético, aliás, a ética é sempre um subterfugio para dominar.

Hipocrisia. Exige dos outros o que ele não exige de si mesmo. Os outros têm que cumprir horários, mas ele chega sempre atrasado. Os outros têm que trabalhar todo dia, mas ele dá o seu jeitinho. Os outros têm que ser bons profissionais, mas ele não está nem ai se o acham incompetente ou "enrolão". Seus valores para medir os outros são sempre os mais ilibados possíveis, mas seus axiomas pessoais são relativos e situacionais. Age sempre de acordo com a necessidade, principalmente a necessidade de permanecer no poder. Diz sempre: “eu sou eu mais as suas contingências”. Aliás, suas idiossincrasias são realmente muito peculiares (êta redundância!).

Obscurantismo. Governa através da igorância dos liderados. Não se reune com os que trabalham com ele, não lhes comunica nada, não lhes presta contas, não lhes compartilha planos, projetos, avaliações e relatórios. Se esconde para não ser cobrado ou avaliado, ou ainda para que ninguém discorde dele. Entre o seu gabinete e as demais salas há grandes e densas paredes que impedem o diálogo e a comunicação. Ele retém informações, filtrando-as, quando estas lhe são prejudiciais. Ele governa na escuridão e não na luz. Ele não é transparente. Aliás, é um poço profundo e cheio de trevas.

Evasividade. Faz afirmações que podem significar qualquer coisa para os seus ouvintes. As pessoas nunca sabem o que se passa em sua cabeça ou o que ele quis dizer realmente com suas palavras. Ele é uma indefinição. Às vezes parece liberal, às vezes conservador, às vezes parece democrático, às vezes autoritário, às vezes parece antiquado, às vezes moderno. Ele é uma incógnita, ou quem sabe, talvez, tenha muitas faces.

Autoritarismo. O lider “mafioso” só toma decisões sozinho. Ele não discute os assuntos com os outros, não dialoga sobre planos e projetos, só manda e pronto. Aos outros cabe apenas obedecer. E ai daquele que não cumpre suas determinações ! Será condenado eternamente ao ostracismo ! Será banido e amaldiçoado. Será “queimado” vivo, no primeiro vacilo que der. Este tipo de líder faz sempre o que quer. Pensa sempre em si, busca somente seus interesses. Para ver seus objetivos realizados usa de todos os subterfúgios e recursos coersivos para enganar e até obrigar os outros. Ele humilha, ele engana, ele amedronta, ele compra as pessoas. Ele faz isso sem qualquer culpa ou ressentimento.

Implacabilidade. Ele usa o poder que tem para perseguir os outros. Vive iImplantando o terror. Governa pelo medo, coagindo as pessoas, pressionando-as com punições severas.As vezes são até simpáticos, educados, comunicativos, mas pelas costas vivem a “detonar” os outros, preparando golpes para que tropecem e caiam. Aqueles que o questionam por algum motivo são os mais perseguidos. Na primeira oportunidade terão a sua paga. Perdão é um termo que nào faz parte do seu vocabulário. O Seu lema é : “olho por olho e dente por dente” . O líder “Mafioso” é um facista.

Estrategismo. O que seria uma grande qualidade para um lider, se torna um grande defeito para este tipo de lider, pois o seu poder de planejamento e de articulação é usado para o mal. Faz planos minuciosos acerca do futuro, de como fará para banir alguém, observando os passos a serem seguidos para prejudicar os outros. “Trabalha” calado, sem deixar transparecer suas intenções. Mas “no grande dia”, conduz a ovelha para o matadouro, como se nada tivesse a ver com aquela situação. Cara limpa e mãos sujas. Este é o lema do líder “mafioso”.

Megalomania. Talvez essa seja a característica mais evidente do líder “mafioso”. Ele tem pensamentos grandes. Ele deseja coisas grandes. Ele sonha alto. Só há um pequeno problema: ele não consegue entender que não pode alcançar seus objetivos sozinho. Ele não aceita que precise dos outros, do apoio dos outros, da cooperação grupal. Seu individualismo é na verdade uma grande contradição, pois evidencia a mesquinhez de suas intenções.

O líder “mafioso” é mais comum na atualidade do que se pensa. Quem sabe você esteja perto de um! Quem sabe você seja liderado por um! Quem sabe até você seja um!

Nenhum comentário:

Postar um comentário