segunda-feira, 25 de outubro de 2010

DOIS PARADIGMAS MINISTERIAIS PARA A PÓS-MODERNIDADE

Fala-se de uma crise de paradigmas, modelos e referenciais no mundo pós-moderno. Tal situação atinge todas as esferas de nossa realidade, inclusive a espiritualidade, influenciando o ministério pastoral. Na Bíblia, encontram-se inúmeros exemplos de personagens que podem ser considerados padrão para o exercício do ministério pastoral hodierno. Destaca-se aqui, entretanto, dois exemplos, um masculino e um feminino. São eles: Jesus e a Mulher Samaritana.

Jesus é lembrado dentro e fora da igreja por aqueles que se debruçam sobre o estudo dos modelos de liderança, especialmente pelos que estudam a chamada liderança coach, ou por aqueles que aprofundam suas reflexões sobre o tema da liderança servidora. Sem dúvida, o exemplo de vida de Jesus é marcante em todos os sentidos, trazendo grandes contribuições, também, quanto ao ministério pastoral, especialmente quando se pensa nas áreas do cuidado pastoral propriamente dito, da pregação profética e do discipulado. Encontram-se nos Evangelhos evidências de uma ação pastoral de Jesus muito clara e definida, marcada por uma postura legítima, íntegra e ética, como constatada pelos seus ouvintes após o ensino do Sermão do Monte (Mt 7:28-29), pela promoção da transformação social ao superar barreiras de classe, de raça, de gênero e de cultura (Jo 4), por investir no treinamento e no preparo de outros líderes através do discipulado (Mt 5-7), por valorizar a mulher e seu serviço no Reino de Deus (Jo 4:28-30; Mt 28:11-18), por valorizar o serviço, ao invés do poder, e o homem e os relacionamentos, ao invés do lucro, das coisas, das estruturas e das instituições (Fp 2:7), por buscar a cruz, ao invés da coroa e da glória deste mundo (Mt 16:22-23), por centralizar Deus e a Sua soberana vontade em sua vida e ministério (Mt 26:36-46), por promover qualidade de vida (Jo 10:10) e por ter compromisso com o conhecimento e ensino da Palavra de Deus (Lc 2:41-52; Mt 5-7). Jesus se apresenta para aqueles que aspiram ao episcopado na atualidade como o modelo pastoral por excelência.

Pensando em um personagem feminino que apresenta características pastorais, especialmente ligadas ao trabalho evangelístico e missionário, citamos a Mulher Samaritana. Não existem muitas informações sobre ela, nem mesmo se sabe o seu nome, mas, sobre ela há as informações relatadas no Evangelho de João, capítulo 4:1-30. Mesmo nessa pequena pericopae encontram-se evidências de uma postura pastoral, especialmente quanto à disposição pelo trabalho e pelo serviço ao próximo (Jo 4:7), quanto ao interesse pelo outro – Jesus (Jo 4:9-19), quanto à capacidade de diálogo (Jo 4:9-26), quanto à postura evangelística e missionária (Jo 4:28-30), quanto ao poder de influência pessoal (Jo 4:29,30), quanto ao interesse teológico (Jo 4:20,25), quanto ao testemunho dado sobre Jesus (Jo 4:39) e quanto a capacidade de argumentação e convencimento (Jo 4:41). Sem dúvida, é um belo exemplo de alguém em quem Jesus investiu e que produziu muitos frutos para o Reino de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário