quinta-feira, 21 de abril de 2011

A RELEVÂNCIA DO CUIDADO PASTORAL

Vários procedimentos são importantes para que o cuidado pastoral seja valorizado pela comunidade de fé ou mesmo pela sociedade em geral. Eis apenas alguns deles, aqueles considerados mais relevantes:

Valorizar o aconselhamento pastoral e a orientação bíblico-espiritual em um contexto notoriamente psicológico, apresentando que o homem é um ser multidimensional, pois mais do que seres puramente materiais e psicológicos, os seres humanos são espirituais e precisam de orientação e tratamento também nesta dimensão. Somente quando confrontados com a realidade última e incondicional, os homens poderão encontrar sentido, significado, propósitos na vida e uma vida realmente abundante.

Capacitar o conselheiro espiritual (pastor) para que desempenhe eficientemente sua função, usando técnicas de aconselhamento comprovadamente eficientes e manejando adequadamente a Palavra de Deus. O Ministro de Deus precisa de conteúdos específicos para apresentar ao aconselhando, mas também de formas adequadas para torná-los razoáveis, compreensíveis e aceitáveis, permitindo ao aconselhando a possibilidade de transformação de vida e de realização pessoal.

Tornar o aconselhamento uma experiência de relação de ajuda, em que haja empatia, interesse e compaixão de um lado, e confiança, segurança, cuidado e mudança de condição de vida do outro. O grande exemplo bíblico disso é o apresentado na Parábola do Bom Samaritano, em Lc 10:25-37, que pode muito bem ser aplicada à esfera psicológica e relacional.

Dar parâmetros éticos ao aconselhamento, aumentando a confiabilidade do aconselhando em relação ao conselheiro. Um dos problemas mais graves no aconselhamento realizado nas igrejas é o vazamento de informações, que são muitas vezes passadas à frente sem o menor cuidado, inclusive como ilustrações nos sermões dominicais. Ainda outra questão relativa à ética, é evitar a manipulação dos aconselhandos, ao bel prazer dos conselheiros, a fim de que interesses pessoais sejam alcançados, em detrimento do auxílio real prestado, que possibilite uma experiência de vida satisfatória.

Tornar o aconselhamento espiritual realizado nas comunidades de fé por pastores ou conselheiros cristãos, realmente o que se pode chamar de aconselhamento cristão bíblico. Está na moda o uso de terapias psicológicas e psicanalíticas nas igrejas, em lugar da orientação bíblica, feitas muitas vezes por pessoas que estudaram em instituições sem a mínima qualidade, ou por pessoas que fizeram pequenos cursos de fim de semana. Os resultados destes tipos de intervenções têm sido muitas vezes catastróficos. Terapias psicológicas e psicanalíticas essencialmente devem ser realizadas em consultórios. As igrejas devem fazer aconselhamentos firmados na Bíblia, com apoio de técnicas psicológicas ou de aconselhamento. A idéia não é banir o conhecimento de ciências como a Psicologia e Psicanálise, mas colocá-lo no lugar certo, bem como apresentar a centralidade da Palavra de Deus na vida da igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário