sábado, 28 de maio de 2011

Capacitando a igreja a cuidar dos que sofrem

As igrejas não estão geralmente preparadas para auxiliar o pastor no cuidado pastoral das pessoas que se achegam a elas com suas mazelas e dificuldades existenciais. No livro Maravilhosa Graça, seu autor, Philip Yancey, apresenta inúmeros exemplos de falta de Graça por parte da igreja no acompanhamento e tratamento de pessoas em sofrimento, devido às agruras da vida, inclusive exemplos que ele próprio sofreu. A nossa experiência, também, aponta para a mesma realidade.

Para que tal situação seja modificada é necessário que as lideranças eclesiásticas sejam capacitadas. Os melhores caminhos para que isso aconteça são os seguintes:

Realização de séries de estudos sobre a importância da Graça na vida cristã, do desenvolvimento de relações de ajuda e do valor terapêutico da comunidade de fé na vida de seus integrantes e da comunidade secular. Cabe ao pastor, outros ministros ou outros líderes capacitados, realizarem tais estudos, apresentando-os sistematicamente, a fim de que as pessoas sejam impactadas pelo aprofundamento do conhecimento de verdades bíblicas centrais, tão importantes no acolhimento das pessoas fragilizadas, bem como no tratamento dos que sofrem, além de conscientizar quanto à formação de uma mentalidade referente à missão terapêutica da igreja cristã.

Capacitação continuada: a igreja deve ter um programa constante de treinamentos oferecidos para pessoas que se disponham a ser conselheiros e a desenvolver relações de ajuda com outras pessoas, especialmente com os novos. Isso é o que se chama hoje de liderança “coaching”, que trabalha com mentoria: um líder capacitando outros líderes, que vão ajudar e capacitar outras pessoas. Há dois aspectos importantes a serem ressaltados nesse sentido; 1- o pastor descentraliza sua liderança, compartilhando com outros líderes o pastoreamento do rebanho; 2- no pequeno grupo há oportunidade de um aprendizado prático, não meramente teórico.

Criação de pequenos grupos de convivência onde as pessoas encontrem um ambiente aconchegante e confiável para apresentar e trabalhar suas mazelas e lutas pessoais. Podem ser grupo de casais, de jovens, de adolescentes, de profissionais, etc. Essa é uma forma de pastoreio conjunto e ao mesmo tempo de discipulado, onde as pessoas são acompanhadas de perto por alguém que tem mais experiência cristã e pode ajudá-las na caminhada do Evangelho. Pensando nisso, Moody, citado por Yancey, afirma que “de cem homens um lerá a Bíblia, e noventa e nove lerão o cristão”, apontando para a importância do discipulado, do incentivo a uma vida piedosa, da necessidade do crescimento cristão e da urgência na capacitação de outras pessoas.

Este é, entretanto, um processo lento, que só produzirá frutos a médio e longo prazo. Mas é o melhor caminho a seguir no que diz respeito à capacitação de líderes que possam auxiliar o pastor no cuidado das pessoas em situação de risco, de insegurança ou de crise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário