sábado, 28 de maio de 2011

O lugar da Graça no cuidado pastoral

Graça é um dom imerecido dado por Deus aos homens, visando o seu bem, sua transformação e realização enquanto ser. Sem ela não há Cristianismo genuíno, pois a Graça seria, segundo o autor Philip Yancey, “a crença única da fé cristã, que a diferencia de todas as demais religiões”, pois somente o Cristianismo fala de um amor incondicional de Deus pela humanidade, capaz de doar-se sacrificialmente, em busca da redenção humana. Sem Graça não pode haver unidade, tolerância, companheirismo, parceria e amizade, pois tais situações requerem perdão, amor, misericórdia e paciência. Ela é, portanto, fundamental à saúde da fé, à idoneidade do amor e à boa expectativa da esperança.

É válido relembrar que a doutrina da Graça aponta em primeiro lugar para o ensinamento bíblico de que todos os homens são pecadores perdidos, que estão distantes de Deus, em processo de colisão e de auto destruição, e que por esta condição nada merecem de Deus. Em segundo lugar, apresenta a verdade inconteste de que Deus ama o ser humano a tal ponto que deseja mudar essa realidade, tendo feito Ele mesmo tudo o que era preciso para que o ser humano pudesse ter a sua vida transformada e plena. E esse é o sentido da Graça no cuidado pastoral, ou seja, o ministério pastoral é um ministério essencialmente marcado pela Graça: a graça de atender alguém enfermo emocionalmente ou espiritualmente, a graça de cuidar do outro muitas vezes em detrimento do nosso descanso e comodidade pessoal, a graça de amar o ser humano apesar das suas mazelas, inclusive, amar aquele que nem sempre manifesta palavras e atitudes de amor para com o pastor. Quantos pastores foram “feridos” no desenvolvimento do cuidado pastoral?!

Quando pensamos na relevância da Graça em relação ao cuidado pastoral, percebemos seu valor em função do aspecto instrumental e terapêutico que ela pode produzir. Dessa forma, temos que concordar com o que Paul Tournier, importante médico suíço, afirmou: “quando as pessoas buscam ajuda, estão na verdade em busca de graça”. Seja um amigo, uma “ovelha”, um paciente, todos carecem da Graça de Deus e ela precisa se manifestar através de nossas vidas e através da igreja.

O pastor, no exercício de seu cuidado pastoral, precisa ser um homem que manifesta Graça em seu falar e em seu agir, objetivando sempre a redenção, o acolhimento e a ajuda daqueles que o buscam nos momentos de crise, de desespero, de perda, ou mesmo em que se encontram profundamente atordoados pela culpa. Somente a Graça pode curar um coração culpado. Não há outro elemento tão consistente e eficiente para trazer paz ao ser humano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário