quinta-feira, 22 de abril de 2010

GANHANDO ATRAVÉS DAS PERDAS

Num mundo marcado pela ênfase na performance e no sucesso as derrotas e perdas são sempre um grande entrave, algo que pode abalar a estrutura de uma pessoa. Isto acontece porque o homem natural não consegue entender como é possível ganhar através das perdas e fracassos. A verdade é, entretanto, que muitos servos de Deus obtiveram vitórias quando enfrentaram derrotas em suas vidas, pois se voltaram para Deus, consertaram suas vidas e se tornaram mais maleáveis nas poderosas mãos do Senhor.

Um grande exemplo disso foi Jó. Homem temente a Deus e cumpridor de seus deveres civis e religiosos, Jó enfrentou grandes e importantes perdas em sua vida. Seus fracassos poderiam tê-lo levado à destruição. Ao contrário disso, tornaram-no ainda mais forte e resistente, e, por outro lado, mais sensível ao sofrimento alheio, além de mais dependente de Deus. Jó se tornou uma pessoa ainda mais especial depois do sofrimento, pois passou a conhecer Deus pessoalmente, existencialmente. Deus deixara de ser apenas o Deus do se povo, ou o Deus dos seus pais. Ele se tornara agora o seu Deus: fortaleza na angústia, refúgio na tempestade e sombra no calor!

Uma outra pessoa que obteve inúmeras perdas em sua vida foi Paulo. Homem de linhagem importante, discípulo de grandes mestres, “doutor” nas Escrituras, integrante de uma das classes sociais mais importantes de Israel, um dos líderes da Sinagoga, viu tudo isso se tornar “como esterco”, como ele mesmo disse, quando estava no caminho para Damasco, na Síria. Paulo perdeu toda a “estabilidade” de uma vida marcada pelas glórias humanas. E o que ganhou? Ganhou humildade, perseverança, alegria e gozo no Espírito. Ganhou a aprovação de Deus. Ganhou vidas para Jesus, o que se tornou a sua maior conquista!

Não é a intenção enaltecer as perdas, as derrotas e os fracassos, pois eles podem destruir vidas. A despeito disso, é mister reconhecer que, na instabilidade provocada pelas perdas, homens e mulheres param para refletir, avaliar e examinar suas vidas, e, se forem sinceros, reconhecerão suas limitações e pecados, encontrando em Deus a força para transpor a crise. Os que conseguem chegar a esse ponto, transformarão as perdas em ganhos. Para os que ficarem apenas remoendo o sofrimento, sentindo pena de si mesmos e culpando os outros, as perdas serão para sempre perdas, nada mais do que isso!

Pr. Diogo Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário