quinta-feira, 22 de abril de 2010

LEMBRANÇAS DE QUANDO PASSAMOS PELA PROVAÇÃO

As vezes somos tentados a achar que estamos sós. As coisas acontecem, as situações se sucedem uma após outra, sequencialmente, e vão tomando conta da nossa vida. Quando percebemos, nos sentimos sozinhos, perdidos, vagando sem referenciais. Nossas verdades vão se perdendo, pois parecem não explicar a realidade, o porquê das coisas. Fazemos perguntas e as respostas se tornam escassas. Nos dedicamos a meditar, a refletir sobre a vida e ela parece cada vez mais sem nexo. Nada parece fazer sentido! É como se o mundo desabasse sobre nossas cabeças. Assim, a provação chega, vem sorrateira quando menos esperamos, mas certamente vem. Faz parte da caminhada com Deus. Foi assim com Abraão, com Jonas, com Pedro e com Jesus.

No fundo do túnel, entretanto, vemos uma luz que nos traz esperança. É exatamente quando nada faz sentido, que uma nova esperança se renova, pois, após experimentarmos a escuridão profunda, é que a luz ao chegar faz grande diferença. Somente após o ocaso é que vemos o nascer de um novo dia de sol radiante. Voltamos a experimentar a luz, as cores, o calor... Isso permite que aos poucos possamos entender a situação. Então vamos vendo o que está à frente e reconhecemos também o que ficou para traz. Provação é momento de mudanças, onde se tornam necessários os abandonos e as conquistas. Deus é Senhor e é Ele é quem permite a provação. Ele sabe o que tem que ficar. Ele sabe o que precisa ser alcançado, renovado. Ele elaborou o projeto de vida e tem o melhor para cada um.

Na verdade, a provação nos ensina que quando somos fracos é que somos fortes e que o poder de Deus se aperfeiçoa nas nossas fraquezas. Nesse sentido, nos alegramos nas provações, porque apesar delas nos parecerem, a princípio, destruição e ruína, na verdade apontam para a reconstrução. Na provação do crente, a morte aponta para a vida, a ruína para a vitória e o desespero para a esperança. A provação acontece para que nos lembremos que em nós mesmos somos humanos e fracos, mas também para recordarmos que em Cristo somos mais do que vencedores e que tudo podemos nAquele que nos fortalece. Se sentir só e desamparado é fruto da fraqueza humana, mas, apesar disso, Deus continua presente. Ele está sempre presente. Antes, durante e após as provações. Só conseguimos entender isso, entretanto, quando dependemos do Senhor, confiamos em sua vontade e aceitamos seus desígnios.Por isso, Deus precisa ser nosso ponto de partida e de chegada, nossa alegria, nossa força, nosso sentido último, nosso norte, nosso ancoradouro e nosso consolo. DÊle é o nosso futuro. NÊle está nossa esperança. NÊle somos e existimos para a Sua glória !

Pr. Diogo Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário