quinta-feira, 22 de abril de 2010

UM DOS “ESPORTES” PREDILETOS DE NOSSO TEMPO.

“Não propagarás mexericos no meio de teu povo.
Não conspirarás contra a vida de teu próximo.
Eu Sou o Senhor.”(Lv 19:16)

Um dos “esportes” prediletos de nosso tempo é a maledicência: a arte de bisbilhotar, de difamar, de fazer mexericos. Assim como em outros esportes, há craques fenomenais neste “desporto” e há equipes invencíveis. Tal como no Futebol, no Basquete ou no Vôlei, os fundamentos dos “atletas” deste milenar “esporte” precisam ser precisos e a criatividade deve ser acima da média. Alguns exemplos disso são os “dribles” destes “atletas”. Realizados para conseguir informações sobre a vida alheia, são geralmente incontroláveis. A comunicação sobre as “jogadas” em equipe é sempre infalível. Não há erro. Quanto aos “chutes”, são certeiros, atingindo eficazmente o “gol”, ou seja, a integridade das pessoas. Êta, “esporte” beleza!!! Afinal, “tesourar” a vida alheia é algo que deve aumentar a adrenalina e livrar muitos do tédio que marca as suas vidas!

Apesar de tão popular, tal “esporte” não pode fazer parte do cardápio “desportivo” dos atletas cristãos! Na passagem acima, a Lei Mosaica adverte para que ninguém conspire contra o seu próximo, não fazendo mexericos da vida alheia (Lv 19:16). No Novo Testamento, Tiago conclama a igreja a ter cuidado com o mau uso da língua, devido ao seu poder destruidor (Tg 3:1-12). Além disso, o Novo Testamento evidencia que a boca fala daquilo que enche o coração dos homens (Lc 6:45). Jesus, no Sermão do Monte, alerta os seus discípulos quanto ao uso das palavras, pois elas podem matar (Mt 5:21-22). Em diversas passagens, Jesus orienta os crentes a resolverem pendências, intrigas e dificuldades relacionais pessoalmente, buscando o outro para conversar (Mt 18:15), procurando sempre a reconciliação (Mt 5:25-26), demonstrando sempre o perdão para com o outro (Mt 18:21,22). No Novo Testamento a retaliação, o fazer justiça com as próprias mãos, deve ser sempre evitado (Rm 12:18-19), e cada crente deve entregar tais questões Àquele que julga retamente, seguindo o exemplo de Jesus (I Pe 2: 21-23).

Que todos orem para que esteja próximo o dia em que outros “esportes” se tornarão mais populares na vida do povo de Deus. “Esportes” como reconciliação, pacificação, tolerância, fidelidade, harmonia, dentre outros, precisam ser redescobertos. E que a maledicência seja para sempre execrada! Amém!

Pr. Diogo Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário