quinta-feira, 22 de abril de 2010

UMA LIDERANÇA CAPACITADA PARA SERVIR

*Baseado em II Coríntios 10–13

Sabemos que os líderes cristãos antes de tudo devem se dispor ao serviço. Esse foi o ensinamento de Jesus: "quem quiser ser o maior, que seja o menor; quem quiser ser o primeiro, que seja o último". Tal perspectiva de liderança rompe com o personalismo e o “estrelismo” corrente em nossos dias, quando muitos chamam em demasia a atenção sobre si mesmos. Nossas igrejas precisam de líderes/servos, homens e mulheres que saibam liderar, planejar, administrar, etc., mas que também sejam versados na humildade, sujeição, no cumprimento de responsabilidades e na capacitação de outros líderes/servos.

Os líderes devem estar preparados para enfrentar as adversidades. Estas fazem parte da vida das pessoas e da história eclesiástica. Somente quando preparados, podem agir corretamente diante das adversidades. Paulo, sem dúvida, é um exemplo para as nossas vidas nesse sentido. Além de ser um líder/servo, foi alguém que se manteve firme diante das adversidades enfrentadas pelo Cristianismo de seu tempo. Ele não andou segundo a carne (10: 2,3), utilizou armas não carnais (10:4-6), necessitou pertencer/depender de Cristo (10:7), empregou o seu poder para a edificação (10:8), possuiu visão ampla da missão (10:16) e gloriou-se sempre no Senhor (10:17,18).

Além de tudo isso, Paulo promoveu a firmeza doutrinária do rebanho (11:3), foi consciente de sua vocação e preparo (11:5,6), conduziu-se com transparência (11:13), suportou as adversidades por amor de Cristo (11:30), evitou o auto-engrandecimento
(12:1-7) e promoveu a saúde espiritual da comunidade (12:20-13:2). Foi inequivocamente um cristão consciente de si, tanto de suas capacidades, como das suas limitações, que o conduziram a dependência de Cristo. Sabia que seus dons e talentos eram divinos, revestimento dado por Deus para o serviço eclesiástico e desempenho ministerial.

Hoje, quando nos preparamos para o serviço do Senhor, necessitamos ter em mente tal realidade. É Deus quem nos vocaciona, nos chama, nos comissiona, nos capacita para o serviço em sua seara. Necessitamos, assim, conhecer os nossos dons, capacitação dada por Deus, e estar dispostos a exercê-los nos ministérios correspondentes. Apaixonados pelo que fazemos, seremos úteis e eficazes, promovendo a edificação do corpo de Cristo”, a Igreja.

Pr. Diogo Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário